De acordo com informações postadas no Reddit, Twitter e bitcointalk, um conhecido e ex-usuário do bitcointalk.org (Loaded), negociou 40 mil bitcoins , pagando apenas 0.0001 BTC de taxa (US $ 1.08, na cotação de quando a transação foi feita).
A partir dos dados fornecidos, a transação levou 61 minutos para ser incluída na cadeia de blocos. No momento em que foi feito, o Mempool da bitcoin tinha aproximadamente 94.701.634 bytes de transações para processar – cerca de 72.000 transações (foto abaixo).
Esta informação é muito importante porque mostra, na prática, como as transações de bitcoin podem ser dimensionadas.
SegWit é a abreviatura de Segregated Witnesess(Testemunhas segregadas – tradução literal) e é uma proposta apresentada pela equipe Bitcoin Core. Ele vem sob a forma de um soft fork, uma atualização que pode funcionar, mesmo que alguns usuários não atualizem seu software (sem resultar em uma divisão da blockchain). Foi lançado na versão 0.13.1 do Bitcoin Core.
Existem três elementos-chave para as transações do Bitcoin. Quem envia, recebe e assinaturas (chamadas testemunhas) e estas ocupam uma grande parte do tamanho da transação. Contrariamente à crença popular, o segwit não separa as assinaturas das transações.
Em vez disso, o SegWit usa outra maneira de contar o tamanho dos blocos. Em vez de usar um limite de 1 MB para blocos, usa um valor maior. Este limite será de 4 milhões de unidades. Neste sistema, cada byte de assinaturas (testemunhas) é contado como uma unidade e cada byte restante é contado com quatro unidades. Essencialmente, o SegWit apresenta um novo formato de transação.
Isso significa que o tamanho dos blocos é aumentado sem a necessidade de um hard-fork. Isso ocorre porque depois do SegWit, cada byte de assinaturas é contado como 0,25 bytes, ou seja, se as transações apenas tiveram dados de assinatura, o tamanho máximo seria de aproximadamente 4MB. Isso não significa que a informação diminua, apenas que seja contada para aumentar o limite de 1 MB. Essa alteração só afeta as assinaturas e, como tal, cada byte fora da subscrição ainda é contado como 1 byte (ou 4 unidades). Como tal, os blocos têm uma capacidade de cerca de 2MB.
A vantagem mais óbvia do SegWit é o aumento de capacidade que é introduzido como um formato de transação diferente. No entanto, existem mais vantagens que podem ser vistas aqui.
No entanto, corrigir os problemas de maleabilidade de transações é o mais importante. A maleabilidade da transação existe porque as assinaturas que protegem as transações de serem modificadas não podem se proteger. Isso significa que como o ID da transação (txid) é calculado permite que alguém faça alterações.
O SegWit organiza isso removendo as assinaturas do ID da transação, o que torna impossível a alguém modular os dados da assinatura. Com o SegWit, o txid é calculado a partir de dados que não podem ser alterados.
A facilidade deste tipo de transação estabelece o caminho para canais de pagamento como o Lightning Network (LN). Esta é uma das razões pelas quais os mineradores e os pools não gostam de SegWit. As transações que ocorrem nesses canais de pagamento não fazem parte da rede Bitcoin, o que significa que as cobranças não são aplicadas a elas.